Sejam todos bem-vindos ao nosso espaço

"O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter" (John Dewey)


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma breve despedida

Solicitaram-nos que publiquemos os relatos reflexivos que escrevemos como atividade final do primeiro curso que estamos fazendo. Pois bem, aqui vão eles:


RELATO DA ANA PAULA
É estranho como a palavra "final" mexe comigo. Sinto um gostinho de despedida que aborrece e comove, ao mesmo tempo em que me enche de uma sensação boa de missão cumprida, ou quase... Bem, eu confesso que foi muito prazeroso estar aqui com vocês, e embora o tempo disponível que tive para realizar as atividades não tenha sido o mais extenso, eu tentei fazer meu melhor. Sinto apenas não ter conhecido melhor vocês, trocado mais experiências ainda, talvez pela falta do tempo ou sei lá, mas isso não quer dizer que não possamos fazer isso, não é?
                  Na verdade, pode parecer estranho, mas este é o primeiro curso inteiramente à distância do qual participo e, portanto, para mim, foi tudo, ou quase tudo, novo e bastante enriquecedor. Com as plataformas e a Internet eu não tive dificuldades, pois sempre fui uma curiosa deste mundo virtual.
O móduto em que trabalhamos especificamente com gêneros do discurso foi para mim, entre todos, aquele com o qual "lidei" com mais facilidade, visto que caminhei por trilhas muitas vezes já percorridas, como contei em meu depoimento anterior, mas mesmo já conhecendo a atividade proposta, foi bem interessante realizá-la, estando do outro lado da moeda, ou seja, como aluna. Certamente, isso me fez entender melhor as dificuldades que o aluno quando solicitado que realize algo parecido.
                   Fazer o blog foi bem divertido. Eu até já tinha me aventurado anteriormente por searas parecidas, mas o primeiro blog que desenvolvi foi quase um protótipo e exigiu bem menos de mim. Com este eu me animei, acho que está bem interessante e dá para melhorar ainda mais. Até já estou pensando em algo do gênero para minhas aulas. Andei conversando com meus alunos do 9º ano sobre a possibilidade de fazermos um blog de nossa escola, contei para eles do curso que estou fazendo, e eles se mostraram bem animados. Acho que vai rolar! Sinto-me preparada para isso. Vamos ver... Quanto ao nosso blog, eu não gostaria de abandoná-lo, não. Vejam bem, colegas do grupo 3 e os demais colegas também, nossos blogs são bons espaços para continuarmos a manter contato e a trocar experiências, o que vocês acham?
                    Acho que é isso o que tinha para dizer, pelo menos por enquanto, quero mais uma vez agradecer a todos os colegas e à nossa tutora e reitero meus votos de um bom final de curso a todos e que voltemos a nos encontrar por aí!
Abraços e boa sorte!
                                                            RELATO DA VERA LÚCIA
                  Mais um curso que chega ao fim, mas deixou sentimentos diversos; ansiedades, preocupações, curiosidades, medo, pressa enfim, tudo o que faz parte da nossa vida cotidianamente. E, mesmo na correria do dia a dia, tive mais uma oportunidade de aprender a aprender, a compartilhar, contribuir,
colaborar e receber.
                  Adquirir novos conhecimentos sempre está entre vários objetivos que tenho para melhorar e ampliar minha didática pedagógica, e esse curso contribuirá no meu desempenho profissional de maneira positiva.
                  Eu sempre digo para meus alunos que Educação Física não é apenas bolas e quadra e muito menos sinônimo de bagunças, Educação Física é a Educação do corpo e da mente como um todo, seja qual for a disciplina temos que desenvolver as capacidades de leitura e escrita para atuarmos como cidadão ativo e reflexivo que cumpre seus direitos e deveres perante a sociedade a qual está inserido.
                    Esse processo de novas aprendizagens por qual acabei de passar deixou nítido que, na minha área posso desenvolver métodos e estratégias que possibilitem o aluno a  ler, interpretar e registrar de formas variadas, seja livros, gibis, revistas, jornais e/ou ler e interpretar um movimento corporal através de gesticulações, mímicas e danças ou de semblantes que expressam alegria, tristeza, mistério, medo, determinação, desânimo, enfim, cabe a nós desenvolver essas capacidades em nós mesmos, e estimulá-las em nossos filhos e alunos. 
                   Apesar das muitas tarefas que realizamos em nosso cotidiano, que, às vezes, nos deixam sem ânimo e criatividade para criar, produzir textos em formas diferentes foi um desafio instigante como por exemplo, fazer um texto em forma de interrogatório, para mim,  foi algo totalmente novo e interessante e certamente tudo o que é novo, diferente, mexe com sentimentos e rotinas, compor um blog também foi novidade, pois, até então, nunca tinha nem visitado ou sequer feito um, mas foi bem divertido principalmente porque errei ao publicar um texto e não sabia arrumar e tive o auxílio espontâneo da colega Ana Paula Takata.
                      Esse não é o primeiro curso online que realizo, mas posso dizer que aprendi muito participando e interagindo com professores de várias áreas, principalmente, por ser diferenciado e ter interrelacionado as diversas disciplinas com o objetivo de estimular a prática da leitura e da escrita de forma geral através dessa ferramenta cada vez mais presente em nossas vidas, a internet.  
                        Agradeço a todos envolvidos nesse curso, tutores e colegas cursistas presentes que colaboraram e dividiram suas experiências assim como eu também o fiz.
Algo me diz que é só um final temporário, então, que seja bom a todos.
Abraços,
Vera.

                                                     RELATO DA LUCILENA

                 Ao realizar o curso, foi possível perceber que é realmente necessário estar em constante aprendizado, e essa aprendizagem foi possível na interação com os colegas. Sendo no contexto digital, tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos (produção de um blog e postagem de texto), que considero nova forma de leitura e escrita, mais dinâmica, já que as informações estão acessíveis em tempo real. No meu trabalho preciso conhecer e utilizar esses recursos que atualmente são indispensáveis no dia-a-dia. Sendo da área de Ciências Exatas, às vezes sentia receio em produzir textos, e para buscar ajuda nesse sentido estou sempre procurando me atualizar e esse curso é mais uma forma de atualização de conhecimentos que tive a oportunidade de recorrer. Atualmente, na Coordenação Pedagógica, preciso estar atenta a todas as formas de comunicação, e é preciso conhecer um pouco das novas formas de utilização da tecnologia e assim conseguir adicionar este recurso na realização mais aprimorada de meu trabalho em minha escola,  podendo assim aperfeiçoar minha função de professora formadora.
Foi muito gratificante trabalhar com todos.
Abraços.
Lucilena                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário