Sejam todos bem-vindos ao nosso espaço

"O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter" (John Dewey)


domingo, 22 de abril de 2012

O prazer em ler

O prazer pela leitura pode surgir pela curiosidade. 
Lembro-me quando era ainda uma menina entre dez e doze anos de idade cheia de sonhos, com vontade de conhecer lugares diferentes, viajar de avião e ser "gente grande" para poder realizar meus desejos.
Durante uma aula, a professora disse que tinhamos que ler e escreveu na lousa uma frase: " Ler é uma viajem ao mundo dos sonhos".  
Um dia, passando pela biblioteca da escola, olhei pela janelinha de vidro e avistei vários livros de tamanhos diversos, entrei nesta sala, olhei as prateleiras e vi uns livros pequenos com fotos de casais e alguns com rostos de moças e muito bonitas e delicadas nas capas, uma etiqueta acima informava; ROMANCES. Sem entender o que significava essa palavra, escolhi um livro e levei-o para ler em casa. Comecei a ler a história, achei interessante e fiquei curiosa para saber o final, então esqueci do tempo e continuei a leitura até que o livro acabou. Gostei do livro, falava de amor, carinho, saudades, vontade de ficar sempre com a pessoa amada, realizar desejos, viajar, buscar a felicidade...enfim.
A cada dois dias no máximo eu visitava a biblioteca e retirava outro livro, ora de romances, ora de aventuras como A mina de ouro que tirou o meu sono para descobrir se as crianças perdidas na mina achariam a saída e voltariam para casa. Assim foi até eu ler muitos  livros daquela biblioteca.
Depois de moça, descobri o prazer pelas cruzadas, quantas descobertas com elas, quanta pesquisa em dicionários para achar o significado das palavras, e esse hábito se tornou meu passatempo favorito e continua até hoje.
Essa rotina de livros escolares, literários e cruzadas, fazem parte da minha rotina e consequentemente, da rotina das minhas filhas que também adoram ler, a menor está no 1º ano e está lendo gibi sozinha, está cada dia mais feliz, pois era tudo o que ela queria, ser independente com os livros.
Hoje eu digo para elas e para meus alunos que através da leitura podemos ser, fazer, e até ter tudo o que desejamos, pois quem lê, enriquece. 

Atentos e Antenados!

Por que, nós educadores temos que estar antenados????

A Educação transforma-se com a sociedade e época em que é explorada. Estamos na era da Educação digital/virtual, temos como exemplo os cursos de EaD em que é preciso conectar-se à uma rede, acessar um site e aprender a manipular um computador e, através do mesmo, assistir uma aula online, entrar numa biblioteca virtual, receber e enviar informações que nos acrescentam conhecimentos, enfim, ensinamos e aprendemos via a uma das tecnologias que revolucionaram a Educação, a INTERNET.
A tecnologia evolui junto com a curiosidade humana e, sendo assim, podemos unir o necessário ao agradável, estimular em nossos alunos o interesse em usufruir dessa ferramenta para o crescimento pessoal e o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita  para quiçá, descobrirem-se grandes escritores que contribuem para uma cidadania digna e responsável.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Deixe seu depoimento

Oi, pessoal

No curso que estamos fazendo, uma das atividades que nos solicitaram foi a de deixar um depoimento sobre experiências com leitura e escrita. Li depoimentos belíssimos e gostaria de poder compartilhar de tantos outros, por isso, abro este espaço aqui para quem quiser dele participar. Deixo também o depoimento que postei lá no curso:

Imaginem uma garotinha de pouco mais de onze anos, em cujas mãozinhas vieram pousar os dessabores de Marguerite Delamarre, num volume de capa branca com a foto de uma freira de olhos tristes emoldurada por arabescos. Pois sim, essa fui eu, com Diderot em minhas mãos. Li? Sim... Entendi? Faltava-me a maturidade necessária para tanto, mas certamente comoveram-me os sofrimentos da pobre religiosa trancafiada em um convento contra sua vontade. A verdade é que me apaixonei por aquele objeto, até então meio desconhecido para mim: o livro.

 Pois é, como me esquecer de quando meu pai assinou o "Círculo do livro", e começamos a receber em nossa casa volumes de livros lindos, em capas duras e letras douradas, outros coloridos e com figuras nunca dantes avistadas ?

Naquele momento minha relação intensa de amor com a literatura e os livros começou de fato.

Mais tarde, já leitora voraz, aluna ainda, e como atividade de sala de aula, conheci tantas outras histórias, li tantos outros livros... A paixão só fez crescer!

E daí a aventurar-me na escrita, no lirismo das poesias, nos caminhos mágicos dos contos, foi um passo! Nada profissional, nunca intencional, apenas por amor, pleno gosto de brincar com palavras, de sorver seus sabores, e viajar em sua magia por mundos inimagináveis e desconhecidos!


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sintonizando

Este blog é produto do curso "Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade", realizado à distância e oferecido aos educadores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Como se trata de nosso primeiro "passeio" pelo mundo dos blogueiros, talvez não fique assim, assim... Aquilo tudo. Mas certamente faremos o melhor que pudermos e, sem dúvida, aprenderemos muito com a nova vivência! Digo nós, pois este é um blog de grupo. Somos o grupo 3, da turma 27. Bom trabalho para nós, meninas!

Este espaço destina-se à troca de experiências por todos aqueles que acreditam no poder transformador da Educação. Assim mesmo, com letra maiúscula!

Sejam todos bem vindos!

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida" John Dewey